5 Dicas evitam e combatem estrias na gravidez

Parabéns, você está grávida! Todos nós sabemos que o melhor tratamento acaba por ser a prevenção – mas – Nem sempre é tarefa fácil prevenir este tipo de problemas, porque não podemos controlar todos os fatores que causam estrias, no entanto, temos que tentar minimizar os riscos de as desenvolver.

Ainda assim, é importante lembrar que mesmo sendo super cuidadosas é impossível ficar “100% imune” às estrias e por isso temos que estar preparadas para as enfrentar e saber o que fazer para acabar com elas.

Aqui ficam algumas dicas para assegurar que diminui as possibilidades de ficar com as temidas estrias

O que pode ser feito para prevenir as estrias durante a gravidez?

evitar-estrias-na-gravidez

A melhor forma de minimizar o aparecimento de estrias é garantir que a pele mantém a sua elasticidade máxima durante toda a gravidez. Isto só é possível mantendo a pele bem hidratada e flexível o tempo todo.

Dica # 1: Coma alimentos que promovem uma boa saúde da pele

Muitas vezes esquecemos que a nutrição e hidratação não vêm só dos cremes e produtos que aplicamos na pele. A pele também deve ser nutrida e hidratada a partir do interior através daquilo que comemos.

As fibras colágenas e elastina são fundamentais para manter a elasticidade da pele que estica rapidamente durante a gravidez e quanto mais fortes e resistentes essas fibras estiverem menos hipóteses têm de partir e formar as estrias.

Por essa razão, faz todo o sentido comer alimentos ricos em Vitamina C e E, zinco e silício que ajudam a garantir a produção de colágeno. Alimentos ricos em vitamina B5 que auxilia a renovação da células e Vitaminas B2 (riboflavina) e B3 que promovem e mantêm a saúde da pele em geral.

Vitamina C – Laranja, abacaxi, kiwi e limão;

Vitamina E – Óleos vegetais, sementes oleaginosas como as amêndoas e avelãs, gérmen de trigo e gema do ovo;

Zinco – Beterraba, frutos do mar como as ostras, tomate, oleaginosas como nozes e castanhas;

Silício – Frutos do mar, algas marinhas, aveia, milho, arroz, espinafre e lentilha;

Vitaminas Bs – Presente no leite e produtos lácteos, ovos, carne de boi, couves, brócolis, arroz, lentilha, aveia, abacate e milho;

Não esquecendo como é óbvio da água que é a melhor para manter o seu corpo – pele incluída – hidratado.

Dica # 2: Faça Exercícios físicos para manter a pele firme

Muitas pessoas são contra o exercício durante a gravidez, no entanto, existem vários benefícios associados à sua prática. Se o seu médico não vê nenhuma razão para não o fazer comece o quanto antes.

Além de aumentar os níveis de energia, reduzir as alterações de humor, melhorar os padrões de sono e melhorar a autoestima, o exercício também pode ajudar a prevenir as estrias.

O exercício melhora a circulação, o que mantém a pele elástica e mais capaz de esticar à medida que cresce durante a gravidez. Uma boa circulação também reduz a possibilidade de criar varizes e inchaço nos tornozelos na gravidez.

Dica # 3: Use Cremes Hidratantes e faça massagens localizadas

Além de garantir que você mantem sua pele macia, hidratada e flexível através dos alimentos certos e exercício físico, você deve aplicar creme hidratante nas áreas mais problemáticas como a barriga, seios, pernas (especialmente atrás dos joelhos) e glúteos.

Existem cremes no mercado especificamente formulados para maximizar a elasticidade da pele, no entanto, se o dinheiro for problema, existem cremes caseiros para eliminar estrias muito bons que podem servir o mesmo efeito. Através da aplicação do creme, duas vezes por dia (ao acordar e antes de deitar), desde o primeiro trimestre até ao fim da gravidez, a sua pele vai permanecer bem hidratada, mais capaz de ser esticada e resistente a ruturas.

Enquanto aplica o creme é importante massagear as áreas mais dispostas a desenvolver estrias pois ajuda a melhorar a circulação e promove a absorção dos princípios ativos do produto. Se o fizer depois do banho melhor, os poros estão mais abertos nesse período.

Dica # 4: Torne a esfoliação um hábito semanal

É uma ótima maneira de remover as células mortas das camadas superiores da pele; permitindo que novas células cheguem à superfície e para aumentar a circulação local – o que impede a formação de estrias. Alguns especialistas dizem que a esfoliação é tão importante quanto a hidratação para impedir a formação de estrias.

Dica # 5: Trate as estrias logo que elas apareçam

Se depois de tomar todas essas precauções você ainda formar estrias, certifique-se que cuida delas na fase em que ainda são vermelhas. A melhor solução para isso é aplicar produtos naturais como o óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de rosa mosqueta e óleo de amêndoas, juntamente com seu creme hidratante.

Outros tipos de produtos não naturais não são muito aconselhados durante a gravidez. Consulte o seu médico antes de os aplicar.

Depois da gravidez é altura de avaliar o estado da pele. Se as estrias continuarem e estiverem a ficar brancas, talvez seja necessário um processo de hidratação mais intensivo, produtos compostos por ácido retinóico ou glicólico, ou tratamentos estéticos mais evasivos como o laser, carboxiterapia ou peeling.