7 SINTOMAS Iniciais de problemas no fígado

sintomas-problemas-no-figado

Você sabia que o fígado é o maior órgão sólido no corpo humano e é responsável por desempenhar diversas funções? Algumas das funções mais importantes do fígado incluem:

– Manter nosso sangue limpo e desintoxicar o organismo;

– Ele secreta a bile, que é crucial para a digestão;

– Ele armazena glicogênio, um tipo de açúcar que pode ser usado como energia;

– Ele sintetiza o colesterol e filtra micro-organismos;

Infelizmente existem vários fatores que podem contribuir para a danificação do nosso fígado e uma vez que os sintomas de uma doença nesse órgão são muitas vezes ignorados e confundidos com outras condições a maior parte das pessoas só sabem tardiamente que têm algum tipo de problema. Como resultado, sua saúde e seu bem-estar geral podem ser afetados sem que você saiba porquê.

Prestar atenção ao seu fígado e reconhecer os sinais de alerta que podem indicar que um problema está se desenvolvendo é fundamental para evitar complicações maiores. Não conhece os principais sinais que revelam danos hepáticos? Aqui estão alguns sinais indicadores que não pode nunca ignorar.

1# Alterações da pele / pele com tom amarelado / Icterícia

Um dos primeiros sintomas de possíveis complicações no fígado são as alterações repentinas na pele que se manifesta através de uma descoloração com tom amarelo. Um fígado danificado é incapaz de filtrar adequadamente as toxinas que você consome, e como consequência, você começa a acumular bilirrubina sob a pele, que a pode deixar com um tom amarelado.

A bilirrubina é uma forma de pigmento biliar. A bile é produzida pelo fígado e auxilia na digestão. Quando o fígado está danificado ele não consegue remover a bilirrubina, como resultado, ela fica armazenada diretamente no seu sangue deixando a pele amarela. Você pode notar esse aspecto amarelo primeiro em suas unhas e pontas dos dedos das mãos e pés, bem como em seus olhos e mucosas.

2# Alterações nas fezes e na urina

Há pessoas com problemas no fígado que notam sua urina muito escura, mesmo quando estão bem hidratadas. Também relatam que suas fezes por vezes são em contraste muito mais claras do que o habitual e pode até conter sangue ocasionalmente.

Pode ser algo que não acontece regularmente ou até estar relacionado com outras condições, no entanto, você deve visitar um médico e analisar a sua urina e fezes quando nota esse tipo de modificações. Se o médico descobrir algumas mudanças na cor ou composição, você pode ter alguns problemas de fígado que requerem atenção.

3# Estômago inchado

Se você notar que seu estômago tem um inchaço repentino, você poderá ter um problema com o seu fígado. Quando o fígado está danificado, ele retém líquido, e como resultado, esse líquido faz parecer seu estômago inchado.

4# Sentir dor abdominal

Se você estiver com cólicas na parte superior do abdômen ou sentir uma dor aguda, podem ser indicadores precoces de complicações no fígado. Quando o fígado funciona limitadamente, pode causar algumas dores no abdômen. Se a dor ou desconforto for no lado direito do abdômen, você deve visitar o seu médico.

5# Azia ou Refluxo gastroesofágico / Vômitos e Náuseas

Um fígado danificado pode em alguns casos fazer com que os sucos gástricos presentes no estômago para auxiliar na digestão, subam pelo esôfago em vez de seguir o fluxo correto da digestão – o que provoca refluxo ácido e indigestão. Se notar um aumento da quantidade de refluxo ácido, isso significa que você pode ter o fígado em mau estado.

Ao longo do tempo, a indigestão excessiva pode provocar náuseas e vômitos. Se você tiver frequentemente uma sensação de queimação ou dor que sobe pelo peito e pode se alastrar para a garganta ou pescoço, fale com seu médico, pois isso pode ser indicativo de que algo não está bem com seu fígado ou sistema digestivo.

6# Sentir cansaço

Embora o cansaço possa ser um sintoma comum a muitas outras doenças ele é também um sinal muitas vezes associado a doenças hepáticas como a cirrose, hepatite e até esteatose hepática.

Quando esse sintoma é associado a problemas no fígado o paciente sente maior inapetência ou fica cansado mais facilmente quanto maior for a lesão do órgão, ou seja, é um sintoma que vai aumentando com a lesão. Se você sentir cansaço, fadiga crônica ou fraqueza extrema deve falar com o seu médico para determinar a causa desse sintoma.

7# Pele hipersensível e coceira

Outro possível sintoma inicial de um fígado danificado pode ser visível na sua própria pele. Coceira que piora com o passar do tempo, pele que inflama facilmente depois de coçar ou é sensível ao toque também podem indicar complicações no fígado. Hidratar a pele poderá ajudar a aliviar essas sensações.

Se você estiver com algum desses sintomas, não hesite e marque uma consulta com o seu médico o mais rápido possível para ele avaliar seu fígado.

  • Thaís Ferreira Gonçalves

    Ola, qual é a fonte dessas informações?