CHÁ BRANCO – Benefícios para saúde e emagrecimento!

cha-branco

O que é o Chá Branco

O chá branco é um dos chás produzidos a partir das folhas da planta Camellia sinensis – O chá verde, chá oolong e chá preto são outros tipos de chá feitos com as folhas dessa mesma planta.

Você deve estar se perguntando como é que a mesma planta oferece 4 tipos de chá diferentes. A resposta é simples: a diferença entre eles está na forma como as folhas são processadas.

chas-camellia-sinensisO chá branco é produzido a partir das folhas mais tenras – são processadas minimamente e não sofrem efeitos de oxidação. Apesar de o chá não ser mesmo branco, recebeu esse nome por causa da coloração prateada das folhas e brotos fechados quando estão cobertos por uma penugem esbranquiçada. Como é submetido a um processamento mínimo esse chá tem os níveis de antioxidantes mais altos, porém, não desenvolve muito sabor e cafeína.

O chá verde em comparação com o branco é um pouco mais processado e passa pela fermentação. Isso faz com que ele tenha um sabor mais forte e permita maior desenvolvimento de cafeína, contudo, os níveis de antioxidantes são um pouco mais baixo que no branco.

O chá preto é feito com as folhas mais velhas da planta que são mais processadas e completamente fermentadas fazendo com que elas tenham aquele aspeto mais escuro. Por esse motivo o chá preto é o que contém mais cafeína de todos e um sabor robusto. No entanto, esse processo remove uma maior quantidade de antioxidantes das folhas.

Principais Nutrientes

O chá branco é muito conhecido pelas suas propriedades antioxidantes. É o chá que contém maior nível de antioxidantes, principalmente as catequinas.

As catequinas são polifenóis e poderosos antioxidantes – entre as quais se destaca a epigalocatequina galato (EGCG) – e são as responsáveis pela maior parte dos benefícios associados ao chá branco.

Contém também cafeína (mas em menor quantidade do que o verde) e outros nutrientes como – vitamina B, C, K, manganês, potássio, ácido fólico e L-teanina.

Benefícios para a saúde

O chá branco contém o mesmo tipo de antioxidantes que o verde, mas em maiores quantidades. Contudo, os benefícios para a saúde são muito similares.

Esses antioxidantes têm sido muito estudados e são associados a mutos benefícios de saúde, incluindo:

‣ Melhorar a saúde do coração

‣ Prevenção do câncer

‣ Ajudar a digestão

‣ Promover a saúde oral

‣ Estimular o sistema imunológico

‣ Reduzir o colesterol

‣ Diminuir os níveis de açúcar no sangue

‣ Propriedades antibacterianas

‣ Propriedades antioxidantes e antienvelhecimento

‣ É também indicado para o emagrecimento

Chá Branco ou Chá verde

A maior parte das pessoas tenta encontrar as diferenças entre esses dois chás. Embora tenham exatamente as mesmas substâncias, a forma como as folhas são processadas altera sobretudo os níveis de concentração dos antioxidantes e da cafeina de cada um dos chás.

O chá branco contem aproximadamente 3 vezes mais antioxidantes, principalmente polifenóis catequinas, porém, o verde contém mais cafeína.

Então, o chá branco como tem mais antioxidantes e menos cafeína seria teoricamente uma escolha mais benéfica e saudável. No entanto, isso não significa que o verde seja menos saudável, muito pelo contrário – a componente de cafeína do chá verde tem mostrado ter um efeito positivo sobre a capacidade desse chá ajudar na perda de peso.

O chá branco também tem um gosto diferente do verde, é mais suave ou doce. O verde tem mais sabor a erva.

Quanto custam os chás? As folhas de chá branco são colhidas numa altura específica e isso limita a quantidade de produção o que o torna mais caro em relação ao verde.

Na maioria das vezes custa 2 ou 3 vezes mais do que o verde. Um pacotinho pode custar cerca de 20 reais.

Considerações Finais

Se você gosta de um sabor mais suave no chá e está disposto a pagar bastante mais para ter maior concentração de antioxidantes, então o chá branco é a melhor opção.

No entanto, na nossa opinião, o chá verde é igualmente poderoso, é mais fácil de encontrar e custa muito menos.

Apesar de conter menos cafeína que o verde o chá branco deve ser evitado por grávidas e mulheres amamentando.

Chá branco é preparado da mesma forma que o verde saiba – Como fazer chá verde

Ver Também:

Chá verde em cápsulas

Chá verde emagrece mesmo?

Benefícios chá verde