7 Benefícios surpreendentes do chá verde – N.4 é magnífico

O chá verde é considerado por muitos especialistas como uma das bebidas mais saudáveis do planeta.

É feito a partir da planta Camellia sinensis e apesar de ter um gosto amargo para algumas pessoas ele tem sido usado na medicina tradicional chinesa durante séculos para tratar todo o tipo condições – desde dores de cabeça, perturbações do estômago até à depressão.

Tudo indica que o chá verde possa ser uma superbebida com vários benefícios para a nossa saúde. No entanto, é preciso referir que alguns dos estudos referidos ainda estão em fases iniciais, são estudos observacionais e muitas vezes realizados em animais de laboratório. O estilo de vida e fatores culturais também podem ter influenciado o resultado de alguns testes.

No entanto, também é verdade que existem evidências associando o chá verde a todos esses benefícios e por essa razão seria um crime não incluir essa bebida magnífica na sua dieta. Aqui ficam 7 benefícios associados a essa bebida:

beneficios-do-cha-verde

1 # Pode prevenir contra doenças neurodegenerativas – Alzheimer e Parkinson

Há estudos sugerindo que os polifenóis presentes no chá verde, nomeadamente as catequinas, possam ter um efeito neuroprotetor e possivelmente tratar o Alzheimer e Parkinson.

Os estudos ainda são preliminares – realizados em animais e a nível celular – no entanto, os resultados são promissores ao revelar que as catequinas conseguem proteger os neurônios contra o envelhecimento e possivelmente reduzir o risco de desenvolver duas das doenças neurodegenerativas mais comuns.

2 # Acelera a queima de gordura e promove o emagrecimento

Estudo atrás de estudo mostra que essa bebida pode aumentar a capacidade do seu corpo queimar gordura e, por sua vez, ajudá-lo a emagrecer.

Os Polifenóis presentes no chá verde, mais concretamente as catequinas, são um poderoso antioxidante que ajuda a intensificar os níveis de oxidação de gordura e a rapidez com que seu corpo transforma os alimentos em calorias.

No entanto, existem outros estudos sugerindo que beber chá não é suficiente para obter resultados significantes na perda de peso e que os resultados só serão visíveis quando acompanhados da prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Saiba mais detalhes no artigo: ◦ Chá verde emagrece ?

3 # Pode proteger contra vários tipos de câncer

Os antioxidantes encontrados no chá verde podem ajudar a proteger contra vários tipos de câncer, incluindo o câncer da mama, da pele, cólon, esôfago, do pulmão, estômago, intestino delgado, pâncreas, ovário, próstata, fígado e cânceres orais.

Câncer de próstata – Relativamente ao câncer mais comum nos homens, o câncer de próstata, um estudo revelou que os homens com hábito de beber chá verde têm um risco 48% mais baixo de desenvolver esse câncer.

Câncer de mama – Em relação ao câncer mais comum nas mulheres, o câncer de mama, vários estudos de observação mostram que mulheres que ingeriam chá verde tinham um risco 22% mais baixo de contrair esse câncer.

Câncer colorretal – Um estudo efetuado com 69.710 mulheres chinesas revelou que os bebedores regulares de chá verde tinham um risco 57% mais baixo de desenvolver esse câncer.

Contudo, você não deve depender exclusivamente do chá para manter o corpo saudável – o chá não é uma bebida milagrosa – muitos estudos são ainda observacionais ou realizados em animais, muita pesquisa ainda tem de ser efetuada para serem obtidas conclusões concretas.

4 # É bom para os dentes e promove a Saúde Oral

O chá verde contém flúor natural, um mineral que ajuda a prevenir as cáries. Juntamente com o flúor estão as catequinas, um poderoso antioxidante presente nessa bebida cujos efeitos têm sido associados à eliminação das bactérias que causam cáries, mau hálito e doenças nas gengivas.

A “streptococcus mutans” é uma bactéria muito vulgar na boca do ser humano e é conhecida por ser a principal causadora de cáries nos dentes. Alguns estudos recentes revelaram que as catequinas podem impedir o crescimento dessa bactéria que destrói o dente.

No entanto, adicionar açúcar, mel ou outro tipo de adoçantes no chá pode anular esses benefícios.

5 # Pode prevenir o risco de desenvolver Diabetes tipo 2

O excesso de glicose (açúcar) no sangue está associado a vários problemas de saúde, incluindo a diabetes de tipo 2. Estudos realizados em animais revelaram que o chá verde pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e alguma pesquisa já realizada em humanos começa a sugerir o mesmo.

Um estudo realizado em indivíduos japoneses revelou que aqueles que beberam a maior quantidade de chá verde tinham um risco 42% mais baixo de contrair diabetes tipo II. Segundo uma revisão de 7 estudos em que participaram 286,701 pessoas, aquelas que bebiam chá verde tinham um risco 18% mais baixo de virem a ser diabéticos.

Porém, ainda é necessário realizar mais testes em humanos para afirmar com toda a certeza que essa bebida é eficaz contra a diabetes tipo 2, uma vez que os estudos atuais são um pouco contraditórios.

6 # Faz bem ao coração e pode prevenir contra doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo.

A epigalocatequina galato (EGCG), uma das catequinas mais encontradas no chá verde, mostra o maior número de propriedades antioxidantes com efeitos benéficos para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Esses benefícios de proteção contra doenças cardíacas vêm da capacidade do chá verde melhorar alguns dos fatores de risco dessas doenças – Incluindo a diminuição do colesterol total, colesterol LDL e pressão arterial, melhor fluxo sanguíneo e proteção contra a oxidação das partículas LDL que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Um estudo realizado com 40.530 indivíduos no Japão, onde essa bebida é bastante mais consumida, revelou que o seu consumo reduzia o risco de morte por doenças cardiovasculares em 22% nos homens e 31% nas mulheres.

7 # Chá verde a bebida antienvelhecimento

O envelhecimento precoce está intimamente associado ao elevado número de radicais livres no nosso corpo. Os poderosos antioxidantes dessa bebida lutam contra os radicais livres.

A epigalocatequina galato (EGCG), um dos mais poderosos antioxidantes, juntamente com outros nutrientes presentes no chá como a vitamina C/E e os carotenos, promovem a elasticidade da pele, combatem as rugas e rejuvenescem as células da pele.

Outros benefícios

Pode prevenir e combater a depressão – O chá verde contém um aminoácido chamado L- Teanina que aumenta a produção de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar.

Melhora o desempenho físico – A cafeína presente na bebida tem mostrado efeitos positivos no desempenho físico das pessoas. Em dois estudos separados, a cafeína apresentou um aumento do desempenho físico em 11-12%.

Melhora a funcionalidade, memória e concentração do cérebro – Um dos ingredientes ativos principais é a cafeína, um estimulante do cérebro. Contém também L- teanina, um aminoácido que pode ter efeitos sinergéticos com a cafeína – como a produção de dopamina, serotonina e norepinefrina que melhoram o humor, memória e concentração.

Aprenda: ◦ Chá verde como fazer ? Aproveite os benefícios dessa bebida maravilhosa!

Veja também:

Cápsulas de chá verde emagrece ?

Benefícios do chá branco