CHÁ VERDE: Emagrecer 5 quilos em 2 semanas é possível?

É possível uma bebida como o chá verde ter a capacidade de fazer emagrecer mesmo? Respondendo a essa pergunta de forma direta: Sim! Há pesquisas que sugerem essa possibilidade.

Os imensos benefícios do chá verde para a saúde fazem dessa bebida uma das mais saudáveis que você pode beber e embora essa bebida possa aumentar a perda de peso ela não é milagrosa – Não pense que os quilos vão desaparecer se você continuar comendo junk food ou alimentos calóricos e tiver uma vida sedentária.

Saiba o que deve fazer para beneficiar ao máximo dessa bebida e quantos quilos pode realmente perder:

cha-verde-para-emagrecer

De que forma o chá verde ajuda a emagrecer?

Existem imensos estudos sugerindo que as duas substâncias bioativas mais importantes nessa bebida para emagrecer são a cafeína e o poderoso antioxidante epigalocatequina galato (EGCG).

Segundo os especialistas, a EGCG previne a quebra da norepinefrina, um hormônio e neurotransmissor que auxilia a queima de calorias, especialmente de gordura.

Para além desse efeito metabólico, os cientistas afirmam que as duas substâncias podem ter um efeito sinergético – trabalhando em conjunto, elas ajudam a estimular a termogénese e a oxidação de gorduras – processos biológicos relacionados com o gasto de energia e metabolismo de gorduras – resultando no emagrecimento.

Existe ainda a possibilidade de reduzir o apetite. As catequinas contidas nesse chá podem produzir um efeito nos recetores da leptina – hormônio associado à redução do apetite. Quando você está saciado e satisfeito não consome tantos alimentos o que pode ser benéfico para a perda de peso. No entanto, os estudos sobre essa possibilidade ainda não são conclusivos.

Quantos quilos vou emagrecer bebendo chá verde?

Muitos estudos confirmam a capacidade dessa bebida acelerar o metabolismo e de promover o emagrecimento. No entanto, a verdade é que existem outros estudos revelando que esse aumento do metabolismo não tem impacto significativo sobre a perda de peso.

Algumas pesquisas sugerem que se você beber 5 xícaras de chá verde de saquinho ou folhas soltas diariamente pode queimar 70 a 80 calorias extra. No caso do chá verde em cápsulas emagrece porque as substâncias bioativas são mais concentradas e o gasto diário de calorias pode chegar às 180 kcal.

Isso significa que: Se você não fizer mais nenhuma alteração ao nível da dieta ou praticar exercícios físicos você pode perder aproximadamente 5 quilos ao FIM DE 1 ANO bebendo chá verde e após 6 meses tomando as cápsulas.

Sim, é um facto que existe alguma correlação entre essa bebida e o emagrecimento, mas infelizmente não acontece com a rapidez que muitos blogs e vendedores de produtos afirmam.

Mas não desanime. Esse chá tem muitas vantagens para a saúde e pode ser um excelente complemento de uma dieta para perder peso – só tem que fazer algumas alterações no seu estilo de vida para potencializar os efeitos dessa poderosa bebida.

Que alterações devo fazer para aumentar a perda de peso?

O potencial dessa bebida em promover o emagrecimento está em combinar o seu consumo com exercícios físicos e uma dieta saudável para emagrecer e conseguir criar um déficit calórico (gastar mais calorias do que consome)

Algumas sugestões:

Se você substituir diariamente 3 refrigerantes ou bebidas adoçadas por chá verde vai remover de sua dieta cerca de 3000 calorias por semana. Juntamente com as calorias gastas pelo aumento metabólico faz o total de 3500 calorias subtraídas de sua dieta. Equivale a perder cerca de 2 kg em 1 mês.

Se você começar a fazer 50 minutos de caminhada por dia vai queimar cerca de 2000 calorias por semana. Equivale a emagrecer mais de 1 kg em 1 mês.

Se você excluir alimentos de calorias vazias (alimentos calóricos sem nutrientes importantes para o corpo que só servem para engordar) como biscoitos recheados, cerveja e álcool em geral, salgadinhos, guloseimas (balas, chicletes, pirulitos) e batatas fritas – dependendo da quantidade que você costuma comer – pode subtrair em média 2000 calorias por semana de sua dieta. Equivale a perder cerca de 1 kg em 1 mês.

Com essas 3 alterações você vai conseguir emagrecer cerca de 4 kg em 1 mês.

Se você limitar a sua dieta entre 1000 a 1400 calorias por dia e fizer atividade física mais intensa (como por exemplo corrida) pode conseguir emagrecer os 4 a 5 kg em metade do tempo, ou seja 15 dias. Contudo, essa estratégia não é saudável – emagrecer mais do que 1 kg por semana é arriscado para a saúde – pode significar que está a perder massa muscular magra juntamente com gordura e isso não é benéfico.

Considerações Finais

Beber somente chá verde numa tentativa de perder peso pode não ser o suficiente para obter resultados rápidos. No entanto, pode ser a melhor forma de substituir as bebidas calóricas e um excelente complemento para sua dieta.

A cafeína presente nesse chá ajuda a melhorar o desempenho físico e pode ser um incentivo para você começar a praticar exercícios físicos e criar o déficit calórico.

Também é essencial fazer alterações na dieta para criar esse déficit calórico e aumentar a perda de peso.

É importante referir que o consumo excessivo desse chá pode ter alguns efeitos indesejados e pode não ser indicado para todas as pessoas – Chá verde contraindicações

Aprenda: ◦ Como fazer Chá verde e aproveite os benefícios dessa bebida poderosa!