CHÁ VERDE – A bebida perfeita?

O que éPrincipais NutrientesPrincipais BenefíciosOnde ComprarQuantidade diáriaComo FazerConsumir Quente ou FrioEfeitos ColateraisContraindicações

O chá verde tem uma variedade de pesquisas demonstrando uma série de benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes.

No entanto, algumas substâncias contidas nessa bebida podem ser prejudiciais para a saúde (quando consumidas em excesso) e menos indicadas para certos grupos de pessoas.

Continue lendo e conheça alguns aspectos importantes a considerar quando consome chá – desde os seus benefícios, a quantidade aconselhada para se beber, efeitos indesejados e contraindicações.

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O que é?

O chá verde (green tea) é um produto que provém das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis. Essa planta dá origem a vários tipos de chá que podem ser agrupados em 4 categorias: chá branco, chá verde, chá oolong e chá preto.

É sem dúvida o mais popular dessa família de 4 “irmãos” e estima-se que corresponda a 80% / 90% de toda a produção de chá na China, país original dessa planta que é hoje em dia conhecida e cultivada em todo o planeta.

A diferença do chá verde para os outros três não é a planta mas sim a forma como as folhas foram processadas/preparadas para serem consumidas:

tipos-de-chaNo caso do chá branco as folhas são novas e frescas, minimamente processadas e não sofreram efeitos de oxidação.

As folhas do chá verde são um pouco mais processadas do que as do chá branco e sofrem oxidação mínima durante esse processo.

O chá preto é produzido com folhas muito mais amadurecidas e muito mais fermentadas o que confere aquele aspeto escuro das folhas.

O processamento mínimo do chá branco permite as folhas concentrarem mais antioxidantes, no entanto, não desenvolve muito o sabor, cor e cafeína.

O chá verde que é um pouco mais processado e sofre oxidação contém menos antioxidantes em comparação com o branco mas permite que desenvolva mais sabor e cafeína.

O chá preto, o mais fermentado de todos é o que desenvolve maior nível de cafeína e sabor robusto mas é o que contém menos oxidantes.

Quais são os principais nutrientes?

A maioria dos seus benefícios para a saúde surgem do facto de ser um chá que sofre oxidação mínima quando é produzido, fazendo dele uma bebida que contém altos níveis de polifenóis catequinas, particularmente a epigalocatequina galato (EGCG), compostos bioativos com super propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger as células do nosso corpo contra os danos provocados pelos radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis, tipicamente tóxicas, produzidas pelos processos metabólicos do nosso corpo ou por fontes externas como por exemplo a fumaça de cigarro, poluição ambiental, álcool, frituras e até o estresse.

Não só contém antioxidantes extremamente benéficos para a saúde como também possui 2% a 4% de cafeína por xícara, manganês, L-teanina, ácido fólico, potássio, vitamina C, K, B1 e B2.

Quais são os benefícios para a saúde?

Os poderosos antioxidantes (catequinas) presentes no chá verde são a sua principal arma. Esses antioxidantes podem prevenir e lutar contra os danos celulares e fazem dessa bebida uma das mais saudáveis que você pode beber.

Vários estudos mostram os inúmeros benefícios medicinais dessa bebida que pode possuir efeitos antibacterianos, anti-toxinas, antivirais, anti-câncer, antifúngicos, protetores UV, antioxidantes, descongestionantes, diuréticos, imunoestimulantes e hemostáticos.

Entre as suas principais ações, destaca-se a sua capacidade de:

◦ Reduzir o colesterol e pressão arterial;

◦ Melhorar o fluxo sanguíneo;

◦ Prevenir contra doenças como o Alzheimer, Parkinson, Diabetes tipo 2, vários tipos de câncer;
doenças cardiovasculares e depressão;

◦ Promover a saúde oral;

◦ Promover a perda de peso;

◦ Melhorar o desempenho físico;

◦ Melhorar a funcionalidade do cérebro;

Veja mais detalhes no artigo: ◦ Benefícios do chá verde

Onde posso encontrar?

Você pode comprar o produto em:

Ervanários;

Lojas de produtos naturais;

Supermercados;

ou em sites de confiança;

O produto pode ser comprado em saquinhos de chá granulado ou triturado, em pó, em folhas secas da própria planta ou até chá verde em cápsulas.

Que quantidade devo tomar diariamente?

Agora que você sabe que essa bebida pode oferecer alguns benefícios para a saúde, surge a pergunta: Mas quantas xícaras por dia devo beber?

Bem, prepare-se: A maioria dos estudos que revelou algum tipo de benefício para a saúde tinha participantes que bebiam de 3 a 10 xícaras por dia.

No entanto, essas quantidades foram alcançadas para efeitos de estudo – a maioria dos especialistas recomendam até 3 ou 4 xícaras por dia (600 ml no total) e o consumo acima desse número pode trazer efeitos colaterais.

Como devo preparar a bebida?

A bebida deve ser preparada preferencialmente a partir das folhas da planta. Os saquinhos ou o pó podem ser mais práticos, no entanto, nenhum deles conserva os nutrientes da mesma forma que as folhas.

Veja o guia passo a passo: ◦ Como preparar chá verde

Faz melhor beber quente ou frio?

Alguns especialistas afirmam que o chá deve ser consumido alguns minutos após a preparação enquanto ainda está quente pois é nesse momento que existe maior concentração de antioxidantes. No entanto, outros especialistas dizem que o chá consegue reter as suas propriedades durante 24 horas.

Quais são os efeitos colaterais?

Quando consumido dentro das quantidades recomendadas o chá verde não apresenta efeitos secundários na grande maioria das pessoas. No entanto, tudo o que é consumido em excesso pode ter o seu lado ruim. O chá não foge à regra.

O consumo excessivo dessa bebida – considerado por a maioria dos especialistas uma quantidade superior a 4 xícaras por dia ou 600 ml – pode provocar alguns efeitos indesejados. Os efeitos colaterais são causados principalmente por causa da cafeína presente no chá verde.

Esses efeitos secundários podem incluir problemas de sono (insônia), vômitos, diarreia, dor de cabeça, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, nervosismo, tremor nos membros ou azia. A cafeína em excesso pode levar ao desenvolvimento de gastrite, através do aumento da secreção gástrica.

Essa bebida também parece estar associada a uma redução da absorção de nutrientes, nomeadamente o ferro e cálcio. Por essa razão, é aconselhável não beber junto com as refeições principais.

Se tem algum desses sintomas o melhor é interromper ou reduzir o consumo de chá.

Contraindicações – Quem não deve beber?

Algumas substâncias no chá verde podem ser prejudiciais para alguns grupos de pessoas:

Gestantes e mulheres amamentando – Consumir mais de duas xícaras diariamente pode levar a um aumento do risco de aborto e outros efeitos negativos para o feto. A cafeína do chá também passa para o leite materno e pode afetar o bebê.

Pessoas com problemas de ansiedade – A cafeína, um dos seus principais ingredientes, pode piorar a ansiedade.

Pessoas com hipertireoidismo – O flúor presente na bebida pode impedir a absorção adequada de iodo, um nutriente importante e necessário para a tireoide.

Esse chá pode interferir com alguns medicamentos. Se toma medicação, pergunte ao seu médico antes de consumir chá.

Considerações finais

Essa bebida de baixas calorias e rica em nutrientes é barata e pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. É perfeita para substituir os refrigerantes cheios de calorias e químicos prejudiciais para seu corpo. No entanto, é importante consumir com moderação para evitar alguns efeitos indesejados.