Como preparar o Chá Verde em 3 fáceis Passos

Aprenda a fazer chá verde com esses 3 simples passos. Vamos usar 2 métodos de preparação: folhas soltas e chá de saquinho. Esse guia também serve para preparação do chá branco ou chá preto – o método é o mesmo.

Opte preferencialmente pelo chá de folhas soltas em vez do chá de saquinho ou o chá em pó – elas conferem melhor sabor ao chá verde e contêm mais nutrientes em relação às saquetas que são preparadas com sobras das folhas da planta. As folhas secas podem ser encontradas em lojas especializadas em chás e lojas de produtos naturais.

No entanto, isso não significa que o chá de saquinho encontrado nos supermercados seja ruim – é mais prático, mais barato e também pode produzir um bom chá. O chá em pó é a forma menos natural e tradicional de consumir essa bebida, na nossa opinião deve optar pelas folhas naturais ou saquetas. Confira os passos:

fazer-cha-verde

1 º Passo – Quantidade

A primeira coisa que deve fazer é determinar a quantidade de chá que quer fazer.

Folhas Soltas

A maioria dos especialistas recomendam 1 colher de chá cheia de ervas soltas por cada xícara que pretende fazer.

Exemplo: se pretende fazer 4 xícaras separe 4 colheres de chá cheias de folhas.

Chá de Saquinho

Se usar chá de saquinho consulte a embalagem e siga as orientações sobre a quantidade. Normalmente aconselham 1 saquinho por xícara.

2 º Passo – Água e Temperatura

Coloque a água para esquentar: Se você quer fazer 4 xícaras coloque água para esquentar numa chaleira ou panela em quantidade suficiente para encher essas 4 xícaras.

É importante ter atenção à temperatura da água pois é um dos fatores mais importantes na preparação do chá – O sabor e aroma do chá variam com a temperatura da água.

A água deve estar bem quente mas não demasiado quente – aproximadamente entre 60°C e 80°C.

Não deixe a água chegar ao ponto de ferver: apague o fogo assim que notar pequenas bolinhas de ar no fundo da panela ou chaleira ou mesmo antes de começar a ferver. Se a água ferver deixe arrefecer antes de colocar sobre as ervas ou saquinho. Adicionar água a ferver prejudica as propriedades da planta e o sabor será demasiado amargo.

3º Passo – Tempo de infusão

Assim que a água estiver na temperatura ideal está na hora de juntar as folhas soltas ou o saquinho de chá para fazer a infusão.

Você pode fazer a infusão de 3 maneiras:

1 # Junta as folhas soltas ou o saquinho diretamente na panela onde acabou de esquentar a água.

Ou

2 # Despeja a água esquentada num bule onde coloca também as folhas.

Ou

3 # Você despeja a água esquentada diretamente em cada xícara onde coloca as folhas ou saquinho individualmente em cada uma.

O importante é que a água quente esteja em contacto com a planta para que ocorra o processo de infusão ou seja o processo que passa as substancias da planta para a água.

Deixe infusionar: Diferentes tipos de chá verde necessitam de diferentes tempos de infusão – O aconselhável será deixar 2 ou 3 minutos a planta ou o saquinho em contacto com a água. Mais do que 3 minutos pode deixar o chá forte e amargo e nem todas as pessoas gostam, no entanto, as propriedades antioxidantes estão mais concentradas quando o tempo de infusão é superior a 5 minutos.

Dicas

Retirar as folhas depois da infusão. As folhas de alguns chás de boa qualidade descem até ao fundo da xícara durante a infusão e o chá pode ser bebido sem as remover. No entanto, algumas folhas ficam misturadas com a bebida por isso é aconselhável usar um coador ou peneira para retirar as ervas depois da infusão.

Evite adoçar o chá verde. Se acha o sabor um pouco amargo reduza o tempo de infusão para 1 ou 2 minutos. Adicionar açúcar ou adoçantes prejudica alguns dos benefícios do chá. Se tiver que adoçar use uma pequena quantidade de mel ou stevia.

O método que escolhe depende do quanto rigoroso você é. Os apreciadores de chá normalmente usam um bule de porcelana pré aquecido para conservar melhor a temperatura e não alterar o sabor e propriedades do chá. No entanto, não existe nada de errado com os outros métodos.

Desfrute!!