Fases do Sono e seus benefícios: Poder Restaurador

Cada vez mais estudos mostram que a nossa saúde é um espelho da qualidade do nosso sono. Normalmente, pessoas com boa saúde mostram bons hábitos de sono, contudo, pessoas com problemas para cair no sono podem apresentar problemas de saúde ou problemas mentais, desde falta de concentração a depressão.

estagios-do-sono-e-seus-beneficios

Entendendo os ciclos e estágios do sono

O sono é dividido em 4 fases e em cada uma delas ocorrem funções diferentes com objetivos diferentes:

Fase N1 (Transição) – Os olhos estão fechados, movem-se mais lentamente e você ainda pode ser acordado facilmente. É a transição entre o estado de vigília para o sono e pode durar aproximadamente 5 a 10 minutos.

Fase N2 (Sono Leve) – Essa é uma fase em que já está verdadeiramente a dormir. O movimento dos olhos é interrompido, os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, a temperatura corporal baixa. Pode durar aproximadamente 10 a 25 minutos.

Fase N3 e N4 (Sono Profundo) – Nessas fases é mais difícil ser acordado e se acordar por algum motivo não se ajusta rapidamente e fica um pouco desorientado. Você está agora num sono profundo.

Fase 5 Sono REM – Aproximadamente 70 a 90 minutos depois de adormecer, você entra no sono REM, “RAPID EYE MOVEMENT” em português – MOVIMENTO RÁPIDO DOS OLHOS”; e é nessa fase que ocorrem os sonhos, os seus olhos movem-se rapidamente, a pressão arterial e os batimentos cardíacos aumentam e os músculos das pernas e dos braços ficam paralisados.

As 4 primeiras fases fazem parte do sono “non-REM”, a última fase faz parte do sono “REM”.

Você pode pensar que assim que adormece começa na fase 1, depois passa para a fase 2 e fase 3, algum tempo depois entra no sono REM onde começa a sonhar e então acorda e é de manhã. No entanto, os ciclos do sono são um pouco mais complicados.

As 4 fases juntas duram apenas 90 minutos (aproximadamente) e formam um ciclo de sono completo que é repetido 4 a 6 vezes durante uma noite. Contudo, o tempo que você passa em cada fase altera consoante a noite passa. A fase do sono REM, onde ocorrem os sonhos, começa a ficar mais longa na parte final da noite.

A importância do sono profundo e sono REM

Todas as fases do ciclo do sono são importantes e trazem benefícios para o nosso corpo e mente, contudo, o sono profundo (Fase N3) e o sono REM (Fase 4) são onde ocorrem os maiores processos de recuperação e manutenção do corpo e da mente.

É durante o sono profundo que o corpo é reparado e restaura os níveis de energia para enfrentar mais um dia. Essa fase ajuda a manter o seu corpo saudável, repara e faz crescer tecidos não-musculares, auxilia os músculos e ossos e fortalece o sistema imunitário.

Durante o sono REM a manutenção e reparação é feita ao nível da mente. O sono REM é muito importante para consolidar e processar a informação que você aprendeu e esteve em contacto durante o dia e para produzir as chamadas hormonas do prazer e bem-estar a dopamina e serotonina.

Em média um adulto passa apenas 20% do sono na fase do sono REM e aproximadamente 25% do tempo na fase N3 – sono profundo.

Essa média desce para alguém que sofre de um distúrbio do sono pois passa muito menos tempo nas diferentes fases do ciclo do sono, uma vez que interrompe o ciclo continuamente e quando este é interrompido volta à fase 1.

Dormindo com qualidade

É preciso criar hábitos e um ambiente que nos permita dormir com qualidade. Dormir 7 a 9 horas trás benefícios, mas é muito importante que durante essas horas você não seja acordado de 30 em 30 minutos por causa de algum transtorno do sono ou outro problema.

Acordar durante o sono reinicia o ciclo do sono. Você deve dormir tranquilamente sem interrupções para aproveitar as fases mais longas do sono REM que chegam nos últimos ciclos.

Aqui pode ver algumas dicas para tornar o seu sono mais tranquilo e eficiente.