Não consigo dormir – Causas, sintomas e tratamento da Insônia

O que é a InsôniaCausas ComunsSintomas PrincipaisComo tratar a insônia

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O que é a insônia

Tem problemas para conseguir adormecer, por muito cansado que você esteja? Costuma acordar no meio da noite e tem dificuldade para voltar a adormecer? A insônia é um transtorno persistente que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Esse distúrbio afeta a capacidade das pessoas adormecer e permanecerem dormindo durante a noite.

A insônia é um problema muito comum que pode roubar sua energia, afetar seu humor, a capacidade de realizar as tarefas diárias e até a saúde e bem-estar. Algumas mudanças de hábitos simples podem ajudar a combater a insônia e a recuperar as boas noites de sono.

Insónia primária – quando o distúrbio é a principal causa das dificuldades para dormir e não está associado a nenhuma outra condição ou problema.

Insónia secundária – significa que as dificuldades para dormir podem ser causadas por outros problemas de saúde (como asma, artrite, depressão, azia, ou câncer).

Causas Comuns da Insônia

A insónia é vista como a incapacidade da pessoa obter uma quantidade e qualidade de sono necessário para acordar revigorado, descansado e pronto para enfrentar o desgaste do dia.

Embora a insónia seja uma das queixas mais comuns do sono, pode não ser um problema único, isto é, as causas da insónia podem ser o sintoma de outros problemas. Confuso? As causas que levam você a ficar acordado podem ser diferentes das causas de outras pessoas.

Cada caso é um caso, cada corpo é diferente, para identificar e tratar a sua insônia você tem que analisar detalhadamente problemas emocionais como a ansiedade, estresse e depressão pois esse tipo de problemas causa metade dos casos de insônia. Tem também que analisar os seus hábitos diurnos, a sua saúde em geral e a rotina do sono.

Quando você conseguir determinar a causa da insônia pode proceder a um tratamento específico para o problema que está na sua causa:

Você anda muito estressado? O estresse e as preocupações com os problemas da vida aceleram o pensamento e mantêm a mente ativa na hora de dormir o que pode dificultar o sono.

Você teve recentemente uma experiência traumática? Um evento traumático pode estar inquietando sua mente quando tentar descansar e até acordá-lo durante o sono.

Você tem problemas crônicos de ansiedade ou preocupação excessiva? A ansiedade do dia-a-dia e principalmente os problemas graves de ansiedade, como por exemplo o transtorno de estresse pós-traumático, podem perturbar o sono. O simples pensamento na dificuldade que tem para adormecer pode acentuar a insônia.

Você está deprimido ou com baixo astral? A depressão é uma doença bem complexa. Em alguns casos ela pode levar as pessoas a dormirem excessivamente, no entanto, a insônia é também bastante comum em pessoas diagnosticadas com depressão.

Você tem algum problema de saúde que pode estar interferindo com o sono? Dificuldade para respirar, dor crónica ou até a constante necessidade de ir no banheiro podem causar insônia. Essas são algumas das condições médicas relacionadas com a insônia:

◦ Câncer

◦ Insuficiência cardíaca

◦ AVC

◦ Doença Pulmonar

◦ Alergias

◦ Asma

◦ Transtorno bipolar

◦ Doença do refluxo gastroesofágico

◦ Distúrbios da tireoide

◦ Doença de Parkinson

◦ Doença de Alzheimer

◦ Artrite

Você está tomando alguma medicação que possa estar perturbando seu sono? Alguns tipos de medicamentos contêm substâncias capazes de interferir com o seu sono. Pergunte ao seu médico se algum dos seus medicamentos pode estar a causar a insônia.

Seu quarto tem um ambiente tranquilo e confortável? O quarto só deve ser usado para dormir e para o sexo. Excesso de barulho e luminosidade no quarto podem perturbar o sono. A televisão e aparelhos eletrónicos que emitem luz, como as tablets, também podem ser o problema.

Você sai de casa o suficiente durante o dia? Estar em contacto com a luz durante o dia e em ambientes mais escuros quando escurece faz parte de uma boa rotina do sono.

Você tem um horário fixo para deitar e acordar? Uma rotina de sono é muito importante para seu corpo se habituar quando é momento de dormir e estar acordado.

Seus hábitos alimentares podem estar causando interferência no seu sono? Alimentos estimulantes podem agitar sua mente. Cafeína e álcool são inimigos muito comuns da insônia.

Sintomas principais da insônia

Os sintomas mais comuns estão relacionados com a falta ou privação do sono:

◦ Incapacidade de adormecer à noite (apesar de se sentir cansado)

◦ Acordar frequentemente durante a noite

◦ Dificuldade para voltar a adormecer quando acorda

◦ Acordar demasiado cedo de manhã

◦ Sente desgaste em vez de se sentir descansado depois de dormir

◦ Sonolência durante o dia; irritabilidade; mudanças de humor; fatiga, depressão ou ansiedade

◦ Dificuldade em se concentrar em tarefas diárias simples e prestar atenção

◦ Dores de cabeça em áreas específicas

Tratamento e cura da insônia

Muitas vezes a insônia pode ser tratada através da mudança de simples hábitos diários, no entanto, é importante determinar os problemas que no seu caso estão a impedir que durma uma boa noite de sono.

Se os problemas que estão a causar dificuldades para dormir são de ordem médica, por exemplo uma artrite (inflamação nas articulações), a única solução para curar a insônia será tratar a artrite e eliminar a dor que não deixa você dormir.

Se a origem da insônia não esta relacionada com nenhuma outra condição e consiste apenas na incapacidade de adormecer, você deve tentar algumas das nossas dicas para combater a insônia.

Se o distúrbio do sono não melhora após um mês de alterar os seus hábitos e continua interferindo com a sua atividade diária é porque o problema que está a causar a insônia pode ser outro. Nem sempre é fácil determinar o problema que está na origem desse distúrbio e nesse caso um especialista do sono pode ser a pessoa indicada para o ajudar a identificar o problema.