Iontoforese no tratamento da hiperidrose, celulite e gordura localizada

O que é a iontoforeseAplicações da iontoforeseVantagens da iontoforeseCombater celulite e gordura localizadaTratamento hiperidroseOnde fazer: Profissionais e sessões
iontoforese

O que é a iontoforese

A iontoforese é um método eficaz, indolor e não invasivo de introduzir substâncias diretamente na pele, para tratar uma área específica. É um pouco semelhante à mesoterapia, só que em vez de usar agulhas, a iontoforese usa um aparelho que produz uma baixa corrente elétrica unidirecional para passar essas substâncias através da pele.

Algumas substâncias ou agentes iónicos normalmente não conseguem passar a barreira da pele. Como acontece com os tratamentos tópicos, ou seja, os cremes aplicados diretamente sobre a pele, que nem sempre produzem os melhores resultados, porque não conseguem penetrar a pele o suficiente para chegar à raiz do problema, que muitas vezes se encontra nas camadas mais profundas, como é o caso da celulite e os cremes usados para a tratar.

Por sua vez, a iontoforese assegura que as substâncias cheguem até às camadas mais profundas da pele através de uma corrente elétrica galvânica atuando na raiz do problema.

A corrente elétrica e a facilidade com que esta técnica permite ao organismo absorver uma substância abrem imensas possibilidades quer na estética corporal quer na medicina.

Aplicações da iontoforese

Como esta técnica usa uma corrente galvânica e permite que uma área do corpo absorva princípios ativos e medicamentos de forma eficaz sem que o resto do corpo seja demasiadamente exposto, ela é usada para tratar um grande número de condições e problemas estéticos.

Aqui ficam algumas:

Tratamento da calvície, combate à celulite, flacidez e gordura localizada, hiperidrose (transpiração excessiva), tratamentos antienvelhecimento, tratamento contra a acne, cicatrizes, rugas e estrias, aplicação de agentes anti-inflamatórios e analgésicos, hidratação da pele e estimulação da circulação.

Vantagens da iontoforese

• Praticamente não provoca dor (quando aplicada corretamente)

• Os medicamentos são introduzidos diretamente na área que necessita de tratamento

• É uma excelente alternativa da Mesoterapia para pessoas que não gostam de injeções

• Apresenta um risco reduzido de infecção devido à sua natureza não invasiva

• Os tratamentos são concluídos em minutos

A iontoforese para combater a celulite e gordura localizada

iontoforese-para-combater-a-celulite-e-gordura-localizada

A Galvanoterapia (iontoforese) utiliza produtos sob a forma de géis e ampolas contendo preparações especialmente concebidas para tratar a celulite e a gordura localizada. Estas preparações contêm íons carregados de substâncias benéficas, que são repelidas através da pele por um campo elétrico que ao gerar uma força permite ultrapassar a barreira criada pela epiderme.

Os ingredientes das preparações variam consoante o objetivo do tratamento. No caso da gordura localizada e celulite, a Galvanoterapia, facilita a penetração de agentes farmacêuticos e cosméticos como:

• O ácido asiático presente na centella asiática e o silício para estimular a formação de colágeno e ativar o tecido conectivo;

• As metilxantinas (teobromina, teofilina, aminofilina, cafeína) conhecidos pelas suas capacidades de eliminar gordura;

• Atívos que potenciam a ação das metilxantinas – a Coenzima A e o aminoácido L-carnitina.

• A Lipase e Hialuronidase que ajudam na redução da gordura acumulada;

Esses são alguns dos ativos administrados e estão presentes em muitos cremes usados para tratar a celulite. No entanto, os cremes nem sempre conseguem penetrar a pele o suficiente e atingir as camadas mais profundas onde se encontram os depósitos de gordura e o tecido conectivo. A corrente galvânica, usada na Galvanoterapia, é capaz de introduzir de forma eficaz os ingredientes desses cremes nas camadas mais profundas da pele facilitando a sua absorção.

É importante lembrar que, embora esta técnica seja benéfica no tratamento da gordura localizada e celulite, os resultados produzidos são temporários.

Infelizmente ainda não existe uma cura definitiva para a celulite. Assim que os ingredientes deixam de fazer efeito o tecido conectivo vai ceder novamente e sem um estilo de vida saudável a gordura também volta a aparecer. Se o objectivo for manter os resultados, vai ter de fazer este tratamento regularmente.

Uma alimentação equilibrada e o exercício físico são fundamentais no tratamento destes problemas.

A iontoforese no tratamento da hiperidrose (suor excessivo)

iontoforese-no-tratamento-da-hiperidrose

A iontoforese é um tratamento seguro e eficaz muito utilizado para reduzir a transpiração excessiva das mãos e dos pés (hiperidrose). Para algumas pessoas a iontoforese pode parecer algo novo, mas várias fontes indicam que esta técnica apoiada na electricidade foi vista pela primeira vez há mais de 50 anos para tratar a hiperidrose.

É particularmente útil para pessoas que já tentaram antitranspirantes mais fortes prescritos pelo médico e acham que precisam de um tratamento mais forte. Em pessoas com hiperidrose de mãos ou pés, o tratamento com iontoforese tem uma elevada taxa de sucesso (mais de 80%) e pode reduzir dramaticamente a transpiração. O tratamento da hiperidrose axilar com iontoforese não é normalmente recomendado, embora as pessoas possam ter resultados positivos.

Se no tratamento da celulite a iontoforese usa a corrente galvânica para introduzir na pele as substâncias que vão ajudar a combater o problema, no caso da hiperidrose é a própria descarga elétrica que ao ser emitida dentro de um reservatório com água, em que são colocados os pés ou as mãos, vai interromper ou bloquear temporariamente as funções das glândulas sudoríparas. Quando estas glândulas do suor são bloqueadas a transpiração diminuiu consideravelmente.

O lado negativo é que este bloqueio é temporário. As glândulas retomam as suas funções e o suor volta a ser produzido novamente em maior quantidade o que torna necessário recorrer a este tratamento regularmente.

Onde fazer: Profissionais e sessões

O dermatologista é o especialista indicado para a o aconselhar sobre a maioria das condições em que a iontoforese pode ser útil. Tenha especial cuidado e tenha a certeza que ele é um bom profissional porque apesar de esta ser uma técnica não invasiva é necessário controlar as substâncias que vão ser administradas.

Por ser uma técnica usada num vasto número de tratamentos com diferentes objectivos, o número de sessões realizadas e o seu tempo de duração podem variar muito. De forma geral, o paciente precisa pelo menos de dez sessões para ver resultados positivos e uma sessão pode durar 10 minutos por área a tratar.

Como esta é uma técnica que produz efeitos temporários, na maioria dos casos ela requer alguma manutenção, ou seja, tem de ser feita com alguma regularidade, no entanto, o período entre tratamentos também varia muito com o tipo de problema e características do paciente.