Limão remove e cura câncer? Verdade ou mito

De uns anos para cá tem circulado na internet uma notícia sobre o poder do limão como cura para o câncer. Essa notícia, em alguns sítios faz referência à universidade de Kirche na Alemanha e noutros ao Instituto de Ciências da Saúde de Baltimore, nos EUA, na tentativa de credibilizar ou tornar verdade a ideia de que o limão pode ser usado para tratar o câncer.

Segundo os autores da notícia a dica seria congelar o limão, retirar do congelador quando fosse cozinhar, ralar e juntar a todo o tipo de comida.

Eles afirmam que a casca do limão tem ainda mais vitaminas que o próprio suco, e que as propriedades desse fruto são capazes de destruir as células cancerígenas e são 10.000 vezes mais potentes que a quimioterapia e sem efeitos secundários.

limao-tratamento-cancer

Verdade ou Mito

Existem alguns estudos científicos legítimos afirmando que algumas propriedades dos citrinos podem ser benéficas na prevenção de certos tipos de câncer – repare que “podem ser” não é o mesmo que dizer “são”. Ou seja, os estudos não são conclusivos, muito ainda há para estudar.

A ideia de que o limão pode curar completamente o câncer não foi até agora provada cientificamente e a informação contida naquela notícia é bastante enganadora, exagerada e não vem de uma fonte científica credível, uma vez que um representante do instituto de Baltimore negou o envolvimento da instituição na criação daquela notícia.

Na notícia dizem que as grandes indústrias escondem provas científicas que confirmam o poder do limão porque querem ser eles a desenvolver e lucrar com a cura do câncer. É um pouco difícil acreditar nisso, uma vez que pessoas muito influentes como Steve jobs e Hugo Chávez faleceram por causa do câncer. Se houvesse um tratamento mantido em segredo ele não seria escondido de pessoas como eles.

Conclusão

Não há nenhuma prova cientifica a mostrar que o limão pode remover o câncer, apenas a palavra de algumas pessoas falando aqui e ali que resultou com elas. Também não há provas que o limão não ajude no tratamento do câncer.

No entanto, as pessoas que curaram o câncer não podem afirmar com toda a certeza que foi o limão que as livrou desse mal, porque pode ter sido qualquer outra coisa e elas ficam pensando e espalhando para outras pessoas que foi o limão. Por muito boa intenção que essas pessoas tenham não é correto fazer isso porque não há como provar.

Na minha opinião, esse é um assunto bem sério para ficar criando ilusão. Não tem problema nenhum incluir o limão na sua dieta – sem exageros é claro – só não deposite toda a confiança num fruto para tratar algo tão complexo como o câncer.

Acima de tudo, procure aconselhamento médico e não deixe os tratamentos que eles indicam para prosseguir exclusivamente com este tipo de tratamentos incertos.

Força e esperança!

  • Lúcia Dias

    Mesmo que os cientistas descobrissem a cura do câncer através de uma fruta ou erva, a indústria farmacêutica não permitiria a divulgação.

  • isac gomes

    Na verdade, o limao nao cura. O Limao restitui o equilibrio acido dase dos fluidos do organismo de maneira muito eficiente. Isso promove a cura de quase todsas as enfermidades, inclusive do cancer.

  • isac gomes

    O cancer nao e uma doenca! O cancer e um dos sintomas do desequilibrio quimico severo que o organismo esta submetido.
    Restitua o equilibrio com o limao!
    Na composicao de todos os remedios para desmaiar o cancer
    tem CITRATO,mas, em quantidade muito pequenas, que so da pra desmaiar o cancer. Ai voce fica refem dos ladoratorios ate eles te matarem. $1000.000,000,000,$