Top 27 Super Alimentos Diuréticos Naturais para perder peso e diminuir a Pressão arterial

alimentos-diuréticos-naturais

Alguns alimentos podem atuar como diuréticos naturais e desempenhar um papel importante na nossa saúde por várias razões. Através de sua ação diurética natural esses alimentos são benéficos principalmente para pessoas que sofrem de pressão arterial alta, com retenção de líquidos e inchaço.

Em teoria, esses alimentos têm propriedades que podem ajudar a se livrar do excesso de líquidos (água) e sódio (sal) no organismo através do aumento do fluxo urinário (fazendo você urinar mais), o que pode ser também uma ajuda para quem quer emagrecer rapidamente.

No entanto, é importante lembrar que o peso eliminado é feito pela perda de líquidos. É uma opção que pode funcionar a curto prazo para obter resultados rápidos mas não é a melhor a longo prazo uma vez que o peso dos líquidos irá ser reposto.

Esses alimentos não possuem o mesmo efeito diurético que outras substâncias na forma de medicamentos ou suplementos mas podem ser muito úteis e satisfatórios para muitas pessoas.

Aqui ficam os 27 melhores alimentos diuréticos que você pode adicionar facilmente à sua dieta.

1 # Água

Você deve estar questionando: “Se eu quero eliminar o excesso de líquidos no corpo beber água certamente irá dificultar esse processo, certo?”. Não! Acontece precisamente o contrário.

Pode até parecer contra intuitivo, mas a verdade é que manter o corpo hidratado é essencial para o ajudar a eliminar o excesso de líquidos. Quando você não bebe água suficiente o seu corpo fica desidratado e vai começar a armazenar água para compensar e manter os níveis de água no corpo.

‣ Tente saborear a água bebendo pouca quantidade de cada vez, adicionando suco de limão (se gostar do sabor) para aumentar o efeito diurético.
‣ Beber muita água de uma só vez pode aumentar o inchaço na barriga.
‣ Uma boa forma de incluir mais água na sua dieta e aumentar o seu potencial diurético é consumir alimentos ricos em água – Existem vários na nossa lista, confira!

2 # Melancia

Abundante em água, a melancia é um fruto muito benéfico e um poderoso diurético que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos e sal.

‣ É também rica em antioxidantes.

‣ Coma com moderação pois a melancia é muito doce e em excesso pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

3 # Pepino

Tal como a melancia, o pepino é constituído principalmente por água, o que faz dele uma boa escolha como diurético natural.

Para além de ser um vegetal muito hidratante é também conhecido por conter uma quantidade elevada de sílica e enxofre.

A sílica e o enxofre ajudam a induzir os rins a eliminar ácido úrico, contribuindo assim para o bom funcionamento do sistema de remoção de resíduos do corpo e aliviar a sensação de inchaço.

4 # Limão

Não é por acaso que o limão é o ingrediente principal na maioria das bebidas usadas para desintoxicar o corpo. Isso acontece porque esse fruto tem um efeito diurético muito poderoso.

‣ Se você tem problemas com níveis de ácido úrico elevado, o limão pode ajudar a eliminar as bactérias ruins e outras toxinas do seu organismo.

‣ O suco de limão pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea elevada.

‣ O suco de limão é também muito usado para ajudar a tratar infecções no trato urinário (ITU).

Tente beber um copo de água quente de limão todas as manhãs, durante uma semana, para limpar e desintoxicar o seu corpo.

5 # a 8 # Chás Diuréticos

Todos os chás podem ser um potencial diurético uma vez que são feitos com água, no entanto, existem alguns chás que se destacam pelas propriedades diuréticas dos ingredientes utilizados na sua preparação:

‣ Chá verde

‣ Chá de Cavalinha

‣ Chá Dente-de-Leão

‣ Chá de limão

9 # Abacaxi

O abacaxi é uma fruta rica em fibras que promove a sensação de saciedade, ajuda a aliviar o inchaço abdominal e a acelerar o trabalho intestinal.

‣ Contém alto teor de nutrientes como manganês, magnésio, cálcio e potássio que fazem dessa fruta um bom diurético.
‣ É também uma boa fonte de vitaminas A, B e C, além de outros nutrientes importantes, como por exemplo a bromelina, uma enzima que possui ação anti-inflamatória e ajuda a digestão.
‣ No entanto, o abacaxi tem um lado ruim -> o açúcar. Consumir demasiado abacaxi pode elevar os níveis de açúcar.

10 # Salsa

A salsa não serve apenas para embelezar ou decorar o prato ao contrário do que muitas pessoas pensam; ela também tem muitos benefícios para ajudar a melhorar sua saúde.

‣ A salsa é um excelente diurético;

‣ Contém uma grande variedade de antioxidantes;

‣ É um estimulante natural de produção de urina melhorando sua capacidade de eliminar toxinas e resíduos do corpo.

11 # Cenoura

A cenoura é muito recomendada para quem quer melhorar a visão, no entanto, as cenouras têm muitos outros benefícios e são amplamente consideradas como um dos vegetais diuréticos mais eficazes devido às vitaminas, minerais e antioxidantes que contêm.

Elas são excelentes para reduzir a retenção de água e eliminar o excesso de fluídos do corpo.

12 # Suco de Cranberry

O suco de cranberry é muito bom para doenças do trato urinário, especialmente infecções, e funciona como um diurético que retira as toxinas prejudiciais do corpo.

Suco de cranberry também é maravilhoso para quem procura perder peso e pode ajudar bastante a melhorar a hipertensão.

13 # Tomate

Os tomates agem como diurético, quando são consumidos crus.

‣ Você pode fazer uma salada de tomate ou suco de tomate, se preferir pode até misturar o suco com outros alimentos como cenoura ou melancia.

‣ Os tomates são também ricos em licopeno, uma forma de antioxidante que ajuda na prevenção do câncer, bem como doenças do coração.

‣ No entanto, seu teor ácido pode ser um problema para quem sofre de azia, por isso deve ser consumido com moderação por pessoas que costumam ter esse tipo de problemas.

14 # Aveia

É verdade que a maior parte dos alimentos nessa lista são frutas e vegetais e a introdução da aveia nessa lista como um potencial diurético é uma boa noticia para aqueles que gostam de comer cereais no café da manhã.

A aveia contém sílica e é rica em vitamina B e potássio, propriedades que fazem dela um bom diurético natural.

15 # Gengibre

O gengibre é um tempero muito bom, de sabor forte, mas a melhor forma de obter seus benefícios diuréticos é usá-lo na preparação de um chá de gengibre.

‣ Pode fazer o chá facilmente, em sua casa, colocando o gengibre cortado em água bem quente durante 15 minutos.
‣ O gengibre também combina muito bem com suco de cenoura; ao beber essa poderosa mistura você irá obter duas vezes mais benefícios.

16 # Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um diurético, uma boa fonte de potássio e tem demonstrado ser muito bom para regular a pressão arterial.

Pode adicionar uma pequena quantidade de vinagre de maçã a um copo pequeno com água morna e beber, ou se preferir, adicione um pouco a uma salada juntamente com um pouco de azeite.

17 # Alho

Esse vegetal não só é um potencial diurético como tem também propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ajudar a prevenir várias doenças e eliminar as bactérias e toxinas.

‣ As substânciaspresentes nesse alimentoresponsáveis porestimular a produção deurina (efeito diurético) sãomais potentesquando ele é consumido cru.
‣ Use o alho como tempero ou experimente adicionar alho esmagado no seu molho para salada ou com salsa.

18 # Água de Coco

A água de coco possui muitos benefícios para nossa saúde e organismo! Não só tem uma boa dose de vitamina C- fazendo dela um bom antioxidante – como também contém sódio e potássio que atuam como diuréticos naturais e ajudam a controlar a pressão arterial.

É também composta por muitas outras vitaminas e minerais que fazem dessa bebida um excelente hidratante natural.

Seja criativo e inclua a água de coco na sua dieta: por exemplo na limonada; ou suco verde com maçãs e água de coco; ou suco de abacaxi com água de coco e hortelã; ou faça sua própria combinação!

19 # e 20 # Alface e Espinafre

Os diuréticos são excelentes para reduzir a retenção de líquidos, no entanto, eles também podem reduzir os níveis de certos minerais importantes no corpo.

É por essa razão que a alface e o espinafre são uma excelente escolha. Eles agem como diurético mas ao mesmo tempo fornecem ao corpo uma elevada dose de vitaminas e minerais fundamentais.

Considere por exemplo beber um chá de alface ou um suco de espinafre com maçã.

21 # a 27 # Outros Alimentos a considerar

Aipo
Beterraba
Cebola
Aspargo
Funcho (Erva-Doce)
Repolho
Peras

Conclusão:

Todos esses alimentos têm potenciais propriedades diuréticas que você vai querer adicionar a sua dieta, com moderação – não adicione todos de uma só vez.

Tenha em mente que alguns desses alimentos e ervas podem produzir outros efeitos, além de serem diuréticos – como por exemplo o chá verde tem cafeína. Se você tem alguma condição médica deve verificar se os alimentos que introduzir não interferem com o seu problema.

Os diuréticos são muito populares entre as pessoas que pretendem perder peso. No entanto, é importante referir que nesses casos a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são mais adequados do que se concentrar somente em eliminar o peso dos líquidos.

Os efeitos produzidos podem ser mais visíveis em algumas pessoas do que outras; mas sendo esses considerados diuréticos naturais, saudáveis e de baixo custo vale a pena experimentar para ver os resultados!

E você, já experimentou alguns desses alimentos da lista? Como foi sua experiência?

  • Andre Gonçalves

    Se todos esses alimentos que são diuréticos diminuem a pressão o que uma pessoa que tem pressão baixa pode tomar ou comer para manter a hidratação do corpo?