Vinho Tinto e suco de Uva vermelha pode ajudar a emagrecer

As notícias relacionadas com as uvas vermelhas, o vinho tinto e os seus benefícios não param de nos surpreender.

Se o excesso de gordura em tecidos e órgãos pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, obesidade, diabetes e outros problemas de saúde complicados, qualquer coisa que mantenha a gordura fora de suas células é extraordinário – especialmente se você já estiver com excesso de peso e se a sua dieta é rica em gordura.

Depois de analisarem os possíveis benefícios das uvas para a saúde, pesquisadores da universidade do estado de Oregon, da universidade da Florida e da Universidade de Nebraska encontraram fortes evidências de que determinadas uvas vermelhas, usadas no vinho ou sucos, podem ajudar as pessoas com excesso de peso a melhorar as suas funções hepáticas e queimar gordura melhor, relata o jornal inglês Independent.

Em que consiste o estudo

Vinho-tinto-suco-de-uva-emagrece

Esse novo estudo está relacionado com uma pesquisa anterior, em que um extrato especial encontrado nas uvas de vinho tinto Pinot Noir reduziu o ganho de peso em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Os investigadores descobriram que esse extrato também funciona em células humanas.

Em um ambiente de laboratório, os pesquisadores aplicaram extratos de uva vermelha em gordura humana e células do fígado. Os extratos pareceram retardar o crescimento de células de gordura e ajudar as células do fígado a queimar gordura mais rapidamente, o que pode explicar como o mesmo procedimento tinha abrandado anteriormente o ganho de peso em ratos.

Segundo o Dr. Neil Shay, um bioquímico e biólogo molecular na Universidade Estadual de Oregon, o responsável por essa boa notícia é o ácido elágico, um composto antioxidante que desenvolve naturalmente nas uvas simples (e outras frutas).

O suco de uva e o vinho vão resultar com você?

É difícil afirmar com toda a certeza que o consumo de uvas vermelhas ou vinho tinto vai fazer você perder gordura em quantidades satisfatórias para melhorar a sua saúde ou deixar seu o corpo esculpido e em forma.

Em teoria e como comprovam os estudos é possível que o ácido elágico presente nas uvas e vinho abrande o crescimento das células de gordura e ajude a queimar gordura mais rapidamente, mas, na realidade, com o corpo humano pode ser mais complicado.

No estudo eles aplicam o extrato das uvas vermelhas diretamente nas células mas não há qualquer referência às calorias extra do álcool e do açúcar que vão entrar no seu corpo quando ingerir o vinho ou as uvas.

Temos de esperar por outro tipo de estudos e testes mais específicos em humanos, até lá pode ir fazendo algumas alterações e comprovar você mesmo de que forma o consumo de uvas vermelhas e vinho tinto afetam o seu peso.

Se é consumidor de álcool pode substituir a cerveja por vinho tinto pois pode trazer melhores resultados na hora de pesar na balança. Se não bebe álcool substituir o refrigerante por suco de uva também pode ser benéfico.